O que é o texto dissertativo-argumentativo?
Aquelas pessoas que estão se preparando para fazer a prova do ENEM, já devem, com toda certeza, ter escutado falar sobre um tal de "texto dissertativo-argumentativo". Essa expressão se refere à um tipo de texto que é utilizado nas provas do ENEM e do ENCCEJA para avaliar a escrita dos candidatos.
Vamos entender quais são as características desse tipo de texto!
De maneira geral, o texto dissertativo-argumentativo é um tipo de texto em que o autor defende seu ponto de vista por meio de argumentos. No caso do ENEM e do ENCCEJA, é exigido, ainda, que o estudante sugira uma proposta de intervenção, que seria desenvolvida objetivando amenizar ou solucionar determinada problemática que foi discutida ao longo da Redação.
Além disso, o texto dissertativo-argumentativo tem uma estrutura, que deve ser respeitada:
1°) Introdução: Nessa parte, o estudante deve apresentar o problema e deixar clara a sua tese que será discutida ao longo dos desenvolvimentos.
2°) Desenvolvimento: Nessa parte, o estudante necessita explicar a sua tese, ou seja, aqui será discutido sobre o porquê de determinada situação ainda estar ocorrendo. Ademais, é de suma importância que sejam apresentados repertórios, que serviriam para sustentar determinado argumento e provar que determinado ponto de vista é real e existem comprovações que falam sobre.
3°) Conclusão: Nessa parte, o estudante deve escrever uma proposta de intervenção, que servirá para tentar reduzir ou resolver algum problema que foi discutido ao longo do texto. Essa proposta deve ser bem detalhada, englobando o Agente da proposta, a Ação que será realizada, os Meios que serão seguidos para que proposta ocorra, a Finalidade da proposta e Detalhar algum dos outros quatro elementos anteriores, se prolongando e não deixando dúvidas sobre a proposta.
Essa postagem te ajudou? Então, compartilhe o link deste post com os seus amigos!